Beneficios

10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde

10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde 5.00/5 (100.00%) 23 votes

10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde pois além de ser uma fruta deliciosa possui nutrientes fundamentais para o corpo. Porém, O abacaxi é um delicioso fruto tropical, que é cultivado durante séculos, não só pelo seu sabor único, mas também pelos seus benefícios milagrosos para a saúde.

Os benefícios medicinais do abacaxi incluem o fortalecimento do sistema imunológico e a saúde respiratória, auxiliando na digestão e fortalecendo os ossos. Ele também ajuda na redução da inflamação, na cura de tosses e resfriados e na aceleração da perda de peso.

Valor Nutricional:

Uma porção de 100g de abacaxi, o equivalente a uma fatia média, contém aproximadamente 50 calorias, a grande maioria proveniente de carboidratos, aproximadamente 13g deles por porção.

Contém ainda quantidades mínimas de proteína e gorduras, mas é rico em fibras solúveis e insolúveis, como a pectina. Em 100g de abacaxi encontramos 1,4g de fibras, o que corresponde a 4% das necessidades diárias desse nutriente.

Contém também uma enzima chamada bromelina, cujos ações no organismo humano serão explicadas a seguir.  Conheça Agora Os 10 Benefícios do Abacaxi Para Saúde.

1. Abacaxi Ajuda a Prevenir o Câncer:

A bromelina combate melhor as células cancerígenas do que o fluorouracil-5. Esse é um componente utilizado para combater o câncer nas últimas décadas.

Porem, é fato que o abacaxi é muito amigável com o corpo, e não causa danos às células e tecidos.

Se neste momento você estiver em um tratamento para o câncer não iremos sugerir que desista, mas sim que inclua essa fruta em sua dieta regular para acelerar o processo de cura.

2. Abacaxi Ajuda a Emagrecer:

Para reduzir o peso, o primeiro passo é cortar doces e aumentar o consumo de frutas. Por ser rico em água e fibras, o abacaxi favorece a digestão e surge na tabela das frutas como o melhor aliado do regime.

A fruta ainda favorece o funcionamento do intestino, o que também facilita a perda de medidas.

Com apenas 52 calorias em uma fatia de 100 gramas, é possível perder até 4kg por mês ao inserir o abacaxi no cardápio diário.

Uma boa medida para garantir o resultado é contar com a fruta nos lanches entre as refeições.

Com isso em mente, estamos certos de que você está com vontade de comer uma boa porção de abacaxi. Certo?

Se ainda não o tem incluído na dieta, recomendamos que o faça.

Lembre-se de que uma dieta variada inclui todos os grupos alimentares e o abacaxi é uma excelente opção.

3. Abacaxi Ajuda a Fortalecer o Sistema Imunológico:

Uma fatia de abacaxi de 100g fornece 80% das necessidades diárias de vitamina C. Essa vitamina, também chamada ácido ascórbico, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Prevenindo gripes, resfriados, outros tipos de infecções, doenças cardíacas, protegendo os vasos sanguíneos e auxiliando no funcionamento das células brancas do sangue, que são as principais células de defesa.

Além disso a vitamina C é um potente antioxidante, combatendo os radicais livres internos e externos ao organismo, doenças como aterosclerose e câncer e o envelhecimento precoce.

4. Abacaxi Protege Contra a Degeneração Macular:

O Abacaxi contém beta-caroteno, que ajuda as retinas dos olhos. Estudos feitos descobriram que o consumo de abacaxi pode reduzir significativamente o risco de degeneração macular relacionada à idade.

5. Abacaxi é Benéfico Para a Pele:

O alto teor de vitamina C e bromelina do suco de abacaxi torna-o um tratamento eficaz para a acne. A bromelina é uma enzima que suaviza a pele e tem sido usada para combater a inflamação e inchaço, conforme afirmado anteriormente.

Beber suco de abacaxi ajuda o corpo a sintetizar o colágeno, que ajuda a manter a pele firme e flexível, enquanto que os ácidos aminados e a vitamina C ajudam na reparação dos tecidos.

Há mais um motivo “duplo” para que serve o abacaxi. Ele também pode ser passado na pele para a nutrição desta. Corte um abacaxi ao meio e leve à geladeira.

Coma o fruto, ou faça suco de uma metade, e esfregue suavemente o interior do abacaxi na pele de seu rosto, evitando a área dos olhos. Depois de alguns minutos, lave o rosto com água morna. Repita dois ou três dias mais tarde com a outra metade do abacaxi.

6. Abacaxi é Ótimo para Digestão:

O abacaxi é rico em fibras insolúveis, as quais permanecem praticamente sem alterações quando expostas à água.

As fibras insolúveis atuam como uma esponja nos intestinos, facilitam o trânsito intestinal e ajudam a melhorar a constipação.

Ao melhorar a saúde intestinal, as fibras insolúveis também podem favorecer a saúde da pele, já que ajudam a eliminar as toxinas do corpo.

Se você estiver em uma dieta de redução de peso, deve saber que consumir abacaxi é uma boa opção para satisfazer o desejo de comer algo doce ao mesmo tempo em que ingere água e fibras.

No entanto, não é apenas isso. O abacaxi também é rico em bromelina, uma enzima que ajuda a absorver os benefícios dos alimentos de origem animal.

Quando essa proteína chega a seu intestino, facilita a digestão dos alimentos e a absorção de seus nutrientes. Enquanto isso, também reduz o refluxo estomacal e os sintomas de acidez.

7. Abacaxi Ajuda no Alívio das Dores Pós Treinamento:

A bromelina, uma enzima presente no abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações.

Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

8. Abacaxi Reduz a Inflamação:

Os benefícios do abacaxi incluem ainda a capacidade de ajudar aqueles que sofrem de artrite e dores nas articulações, pois a bromelina pode acelerar a cura associada a procedimentos cirúrgicos.

É também muito útil para o tratamento de lesões desportivas, incluindo distensões e pode ajudar contra a dor.

9. Abacaxi Protege Contra Uma Série de Doenças:

A ação anti-inflamatória da bromelina tem ainda mais benefícios. Estudos demostraram sua ação contra a osteoartrite e o câncer, doenças associadas a excessivas condições inflamatórias.

Uma pesquisa identificou que a bromelina foi capaz de prolongar a sobrevida de animais com diversos tipos de tumor. Mais estudos e evidências clínicas são necessárias para comprovar os resultados.

10. Abacaxi Previne a Asma:

O betacaroteno, que é encontrado em alimentos de origem vegetal como abacaxi, ajuda a diminuir o risco de desenvolver asma. Toxinas, má alimentação, poluição, abuso de antibióticos e estresse desempenham um grande papel no desenvolvimento da asma.

Todos esses fatores causam inflamação, mas felizmente um dos benefícios do abacaxi é que ele pode ajudar a reduzi-la através de desintoxicação.

Então, gostaram dos 10 Benefícios do Abacaxi Para a Saúde? Deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos! Até a Próxima!

Recomendados Para Você:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.