Beneficios

16 Benefícios da Banana Para Saúde

16 Benefícios da Banana Para Saúde 5.00/5 (100.00%) 10 votes

16 Benefícios da Banana Para Saúde pois alem de ser uma fruta deliciosa. Porém a banana por ser o quarto alimento mais produzido no mundo é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio.

bananaPor ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o status de ‘alimento dos atletas’, já que ajuda na prevenção de cãibras e dores musculares.

Originária do sudeste da Ásia, a fruta está presente em muitos países, inclusive no Brasil e, por aqui as principais variedades da fruta que você pode encontrar são: banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro.

Outro fator que a deixa tão presente em nossas mesas é o seu valor. “Por ser encontrada a preços populares ela sempre está presente à mesa dos brasileiros”, afirma a nutricionista Dafne Oliveira.

No entanto, a banana traz outros benefícios à saúde. Uma coisa que ninguém sabe é que a fruta é um excelente aliado para quem precisa combater a insônia.

“A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite”, revela a nutricionista.

Propriedades Nutricionais da Banana:

  • 90 calorias.
  • 0,33 g de gordura.
  • 23 g de carboidratos.
  • 13 g de açúcar.
  • 1 g de proteína.
  • 3 g de fibras.

A banana é uma fonte muito rica de potássio, manganês, vitamina C, cobre e vitamina B6. Então Conheça Agora os 16 Benefícios da Banana Para Saúde.

1. Banana Ajuda a Prevenir o Câncer nos Rins:

Por ser uma boa fonte de vitamina C, banana pode ajudar a combater a formação de radicais livres que podem causar câncer.

Pesquisadores suíços desenvolveram um estudo no qual descobriram que os altos níveis de antioxidantes presentes na banana pode ser úteis na prevenção do câncer de rim em mulheres.

De acordo com este estudo, mulheres que comem de quatro a seis bananas por semana, reduzem pela metade o risco de desenvolver câncer de rim.

A ingestão de alto teor de fibras através de frutas e legumes, como banana também está associada a um risco reduzido de câncer colorretal

2. Banana Combate Cãibras:

Por ser uma grande fonte de potássio, a banana é muito valorizados pelos atletas para a prevenção de cãibras musculares. Pesquisas já mostraram que o baixo nível de potássio no organismo pode contribuir para o risco de cãibras.

Um estudo recente cita que o consumo de uma ou duas bananas antes de uma hora de exercício pode manter os níveis de potássio no sangue mais elevados mesmo após o treinamento.

3. Banana Ajuda a Reduzir a Pressão Arterial:

A fruta é uma excelente fonte de potássio, um nutriente muito importante para regular a pressão arterial.

Portanto, consumir a banana na sua rotina alimentar significa um melhor controle dos efeitos do sódio (sal) no corpo.

Para se ter uma ideia, a banana possui cerca de 500 mg de potássio em sua composição e apenas 1 mg de sódio. A fruta é, então, um ótimo alimento para manter o equilíbrio entre o sódio e o potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.

4. Banana Fortalece os Ossos:

Devido à presença dos fruto oligossacarídeos que falamos no parágrafo anterior, a banana também é capaz de melhorar a densidade óssea e fortalecer os nossos ossos.

Esses nutrientes auxiliam na absorção de nutrientes essenciais para a saúde dos ossos, como o cálcio e o magnésio.

5. Banana Melhora a Visão:

Com o consumo contínuo de banana no dia a dia, é cientificamente comprovado que a fruta pode melhorar a nossa visão.

Por conter beta-caroteno, alfa e vitamina A em sua composição, a fruta é capaz de auxiliar na proteção da retina dos olhos.

Inclusive, doenças como a degeneração macular, mais comumente desenvolvida em idades mais avançadas, podem ser impedidas com a ingestão diária do alimento.

6. Banana Ajuda a Emagrecer:

Apesar de ser uma fruta com cerca de 90 calorias e 22 gramas de carboidratos, a banana pode mesmo ajudar no emagrecimento saudável.

O fato é que a banana é um alimento extremamente nutricional, que mantém a sensação de saciedade por mais tempo, dando aquela segurada na fome que tanto nos faz ganhar algumas medidas e alguns quilinhos na balança.

7. Banana Ajuda a Combater a Depressão e o Estresse:

O potássio é conhecido por ser um mineral destruidor do estresse. A Banana também contêm triptofano, que é convertido em serotonina.

A serotonina atua como um relaxante e, assim, relaxa a mente de uma pessoa e melhora o humor.

benefícios da banana8. Banana Ajuda na Prevenção da Anemia:

Contendo muito ferro, a banana estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

9. Banana Controla a Constipação Intestinal:

Com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.

10. Banana Ajuda a Curar Ressaca:

Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana com leite e mel.

A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e re-hidrata o sistema.

11. Banana Alivia a Azia:

Elas têm efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar-se.

12. Banana Ajuda a Equilibrar os Níveis de Açúcar no Sangue:

A banana é capaz de manter os níveis de açúcar no sangue elevados, ajudando, inclusive, a combater aquele cansaço após as refeições. A dica é comer uma unidade sempre após cada refeição.

13. Banana Normaliza os Batimentos Cardíacos:

A fruta pode auxiliar na transferência de oxigênio para o cérebro, além de ajudar na distribuição de água pelo corpo.

Sendo assim, ela é capaz de acalmar o sistema nervoso e, consequentemente, normalizar os batimentos mais acelerados do coração.

14. Banana Promove um Boa Digestão:

Banana é conhecida por sua alta quantidade de fibras dietéticas. Estas fibras dietéticas ajudar na ligação e acumulação de partículas de alimentos e ajuda na evacuação eficiente.

Por isso, problemas Intestinais e constipação podem ser facilmente evitadas com o consumo da Banana. É até benéfico durante a diarreia, uma vez que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e também fornece uma quantidade adequada de potássio.

15. Banana Elimina Verrugas e Calos:

Os naturalistas juram que se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com esparadrapo ou fita cirúrgica.

Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

banana benefícios

16. Banana Combate a Úlcera:

Usada na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Agora que você já conhece Os 16 Benefícios da Banana Para Saúde saboreie a Banana com moderação e aproveite os seus benefícios com tranquilidade e saúde!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.