Beneficios

12 Benefícios do Abricó Para Saúde

Abricó fruta tipica do nordeste, que pode ser consumida ao natural, ou em formas de sucos, sorvetes mousses e etc. Ao todo existem 4 tipos diferentes dessa fruta.

Abricó é muito rico de fibras e também de betacaroteno, o que resulta em excelentes benefícios para saúde pois os antioxidantes contido nele ajuda no combate ao envelhecimento precoce, e ainda ajuda na prevenção de doenças como aterosclerose, câncer e doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Abricó de nome cientifico Mammea americana, é uma fruta grande e dura, poder ser de cor amarela ou alaranjada . Oriunda da africa ela conhecida por vários nomes como: Abricó das antilhas, Abricó selvagem, Abricó do brasil, abricoqueiro, Abricó amarelo, abiu da praia e etc.
Confira agora os benefícios que seu adquiri ao consumir o Abricó:

1- Abricó é excelente para saudê do coração:

Através de pesquisas descobriu se que a fruta Abricó faz bem ao coração prevenindo doenças diversas e também doenças cardiovascular e cardíacas, isso acontece devido ao beta caroteno que se encontra na fruta Abricó, pois ele auxilia a evitar a oxidação do colesterol LDL e a também desintoxicando o sangue.

2- Abricó é rico em vitamina B2:

A deficiência de vitamina B2 pode causar problemas como caibras, muitas vezes sentidas por quem pratica exercícios físicos.

A vitamina B2 ajuda a formas as células vermelhas, assim facilitando o transporte de oxigênio para o corpo. Por que as caibras acontecem quando se tem pouca oxigenação nos tecidos.

A riboflavina igualmente a tiamina ajuda participativamente no metabolismo do nosso corpo , auxiliando o combate ao acne e contra o mal do seculo o câncer.

3- Abricó ajuda na perda de peso:

Atualmente a procura por alimentos e frutas emagrecem esta constante. Todo mundo mundo procura a fruta magica que ajude a emagrece da noite para o dia.

O Abricó é uma excelente dica de fruto que contem poucas calorias é e muito saudável, claro que você somente consumido ele não emagrece como num passe de magica, você tem que combina lo com uma dieta saudável e a pratica de exercícios físicos.

O Abricó possui cerca de 150 calorias, o que ajuda você começar o dia com muita disposição, e pra quem pratica exercícios fiscos ele é uma boa dica devido ao seu nível de potássio.

4- Abricó ajuda na diminuição da pressão arterial:

Se você sofre de pressão alta ou hipertensão com e muito conhecida, consumido o abricó você pode contar e diminuir ela. Isso por que pesquisas realizadas constataram que as propriedades que o fruto contem na sua composição pode auxiliar no controle da pressão arterial , quando ser quer diminui la.

Adicionando o Abricó a sua dieta claro tomando outros cuidados essenciais como por exemplo evitar comidas salgadas e gordurosas que podem cortar o efeito da fruta.

5-Abricó ajuda a cuidar da pele:

Se você estiver enfrentando em sua pele problemas como sarna ou eczema, saiba que para resolve los basta passa o óleo de Abricó na pele que ele ajuda aliviar os sintomas, protegendo e cuidando assim da sua pele.

6- Abricó é muito rico em vitamina c:

A vitamina c já e bastante conhecida por sua proteção ao corpo e a nossa saúde, inclusive pelo seu auxilo ao fortalecer nosso sistema nos deixando imune contras algumas doenças.

Quanto mais se consome vitamina c, mas fortalecido seu corpo fica , evitando as chances de adoecer. E pra quem não saber a vitamina C também é excelente para evitar doenças por conta do estresse.

7- Abricó combate os parasitas:

Para eliminar todas as formas de parasitas tanto da pele como do intestino e do sistema digestivo , uma boa opção é consumir Abricó pois ele contem propriedades que são capazes de elimina-los.

Alem de tratar doenças como bicho do pé o Abricó também é excelente para combater os fungos das unhas e a conhecida sarna.

Para Combater os parasitas com o Abricó você deve usar a resina que é extraída da casca ( pode ser também das folhas frescas e das raízes) do abrico ou abricoteiro como também e conhecido.

Você deve fazer a aplicação com a ajuda de um algodão.
No combate aos parasitas de forma geral, você deve ingerir a fruta Abricó ao natural , e pode optar também por fazer um chá que também pode ser feito com as cascas da fruta Abricó.

Para preparar o chá você deve deve colar em uma panela, as cascas secas com água fervida, tampe e deixe por 10 minutos. Após esse tempo deixe amonar, coe e esta pronto para o consumo.

8- Abricó combate a anemia:

Para combater a anemia , na maioria das vezes os medico passam medicamentos como sulfato ferroso ou vitaminas produzidos em laboratórios, mas existe uma forma natural e sem prejudicar a saúde, basta consumir a fruta abricó que tem uma quantidade boa de ferro( que ajuda no combate a anemia) e cobre ( que e um excelente contribuinte para forma hemoglobina)

9- Abricó é rico em tiamina:

Abricó e muito rico em tiamina ou como e popularmente conhecida a vitamina B1 , esse nutriente importante faz parte do complexo B.

Como nosso corpo não consegui armazena a tiamina , temos que fazer a reposição desse nutriente diariamente.

Quando há a falta da tiamina no organismo , o corpo sente fadiga pois a tiamina e responsável pela produção da células Atp ( celulas enérgicas do organismo).

Portanto a tiamina é muito importante para o corpo e para saúde, pois ela participa no metabolismo dos carboidratos , gorduras e proteínas.

A melhor forma de aqui a tiamina ou vitamina B1 , e ingerido frutas naturais que contem ela, como é caso do abricó.

Além do abricó existem outros alimentos ricos nesse nutriente porem perdem suas propriedades ao passar pelo cozimento.

10- Abricó é ótimo para tratamento de acido úrico:

Para quem sofre de acido úrico , o abricó é um excelente tratamento natural, isso mesmo , e esse tratamento excelente se da devido as propriedades medicinais encontradas no fruto ao natural.

Através do consumo do abricó de forma natural você também combate a hiperuricemia, mas atenção essa condição só pode ser tratada se consumir a fruta abricó, os licores, compotas cachas e outros produtos feitos através da fruta não funcionam de forma eficaz como o consumo da fruta abricó.

11- Abricó fortalece os olhos:

Devido a riqueza de vitamina A, que a fruta abricó contem, e os carotenoides, o consumo da fruta abricó se tornou importante pois ajuda a fortalecer os olhos, se você consumir três porções ou mais da fruta abricó por dia, esse consumo ajudara a prevenir a degeneração macular ( doença causada pela idade)

12- Abrico tem efeito antipirético (abaixa a temperatura corporal)

O abricó com visto nos tópicos anteriores trás muitos benefícios a saúde , mas há um benefícios em especial que ele tem, combate a febre, a partir de algumas propriedades da fruta abricó se pode produzir remédios para combater a febre.

Mas podemos obter esse benéfico de forma natural, você pode fazer a infusão( processo no qual você fabrica uma remédio ou bebida imergindo o produto em água que pode ser fria, quente ou fervida) do fruto abricó ou das suas folhas.

Lave as folhas do abricó ou o fruto abricó muito bem e prepare a infusão deixando eles em água fervente por aproximadamente 10 minutos. Deixe amornar a infusão de abricó e consuma .

Receitas com Abricó

Geleia de Abricó

INGREDIENTES:

  • 1 polpa de abricó
  • 1 copo de açúcar

MODO DE PREPARO:

  • Corte a polpa em pequenos pedaços.
  • Adicione o copo de açúcar.
  • Leve ao fogo baixo mexendo sempre.
  • Caso grude na panela adicione um pouco de água.
  • Deixe no fogo por 20 minutos ate adquiri a consistência de geleia,
  • Depois de pronto , coloque em um recipiente de vidro bem limpo e guarde na geladeira.

Suco de abricó

INGREDIENTES:

  • 1 de polpa de abricó,
  • 500 ml de água.

MODO DE PREPARO:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e acaso prefira adoce com açúcar.

Se você já experimentou o abricó e tiver alguma receita com essa fruta compartilhe conosco nos comentários.

Nutricionista Kássio Fernando CRN - 620246/P -Dietista, especialista em prescrição de fitoterápicos e suplementação nutricional e esportiva.

Deixe um comentário