Receitas Caseiras

Mau Hálito – O que é, Causas, Como Evitar e Tratamentos Caseiros

As bactérias vivem de restos de comida e perdem células da mucosa, produzindo compostos de enxofre e outros gases que muitas vezes cheiram a ovos podres. Estes são os principais responsáveis pelo mau hálito. O que fazer?

Os compostos sulfurosos são principalmente produzidos pela quebra da proteína. Portanto alimentos ricos em proteínas, como peixes e laticínios, podem promover o mau hálito.

Outros alimentos, como alho ou fumo, podem causar mau hálito a curto prazo- mas isso não é um problema médico.

Mesmo uma mucosa oral muito seca promove o mau hálito. A produção reduzida de saliva a noite explica o sabor desagradável da manhã. Roncar e dormir com a boca aberta seca as membranas mucosas.

Doenças que causam mal hálito

É muito raro as doenças serem responsáveis pelo mau hálito:

Inflamação no trato respiratório, como é o caso da amigdalite ou inflamação dos seios.

Gastrite, a respiração pode cheirar azedo. A mucosa gástrica é então alterada. E a maioria dos pacientes se queixa de dor de estomago.

Se o hálito cheirar a acetona (removedor de esmalte) a causa pode ser diabetes delitos. Este cheiro também é típico das pessoas que estão fazendo dieta ou jejum. O corpo então carece de carboidratos para converter gorduras em açúcar. Forma corpos ctónicos, que são notados na respiração como odor de acetona.

Nas mulheres o ciclo feminino, também desempenha um papel. No dia da ovulação, maiores níveis de compostos voláteis de enxofre são medidos em mulheres do que em outros dias.

Como encontrar a causa da halitose

Mas como você descobre a causa do mau hálito? O primeiro passo e ir no dentista. Ele irá verificar as gengivas e as condições dos recheios e das coroas.

Pôr que muitas vezes caries, gengivas inflamadas ou restos de raízes dentarias, que apodrecem lentamente no maxilar, são culpados do mau hálito.

Se o exame for inconclusivo, é recomendado passar para a segunda etapa: procurar um otorrinolaringologista, para que ele possa exame mais de perto o nariz, ouvido e garganta.

Se ele não encontrar, um exame interno pode ser necessário para que se possa descartar doenças gastrointestinais ou diabetes delitos.

Você também pode procurar um especialista em doenças pulmonares, ele irá analisar se você tem alguma doença respiratória ou pulmonar.

Uma vez que a causa e conhecida, o mau hálito geralmente poder ser facilmente eliminado.

A higiene bucal cuidadosa, deve incluir também a limpeza da língua para ser bem-sucedida e eficaz. A seguir você vai ver medidas que podem eficazmente prevenir o mau hálito:

Sempre escove os dentes após as refeições para evitar que os restos de alimentos em seus dentes sustentem as bactérias. Limpe os espaços interdentais com fio dental ou escova de dentes uma vez por dia.

Remova o acumulo bacteriano entre as papilas pela manhã e a noite com um limpador de língua especial. Substitua o limpador sempre após 2 meses.

Após consultar seu dentista, pode ser que seja necessário usar uma solução desinfetante para bochechar.

A clorexidina vendida em farmácias inibem o crescimento bacteriano e tem um efeito anti-inflamatório. No entanto bochechos com essa substancia clorexidina tem efeito temporário, por que se usado por muito tempo tem efeitos colaterais.

Remédios caseiros para combater o mau hálito

1. Chá de cravo-da-índia para mau hálito

O cravo-da-índia possui propriedades antissépticas que podem ser úteis no combate aos micro-organismos causadores do mau hálito. Uma boa dica é preparar um chá com o cravinho e fazer bochechos com ele, após a escovação dos dentes.

Ingredientes:

  • 1/2 copo de água
  • 5 cravos-da-índia

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por alguns minutos. Quando estiver morno, coe e utilize como enxaguam-te bucal.

Outras plantas medicinais que podem ser úteis contra o mau hálito são:alcaçuz, alfafa, alfavaca e erva cidreira, que também podem ser utilizadas em forma de chá para bochechos.

Antisséptico natural para um hálito puro

Uma boa solução caseira para combater o mau hálito é utilizar um antisséptico bucal misturando 2 colheres de sopa de água oxigenada em meio copo de água, ou usando a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 1 colher (de chá) de extrato de hamamélis
  • ½ colher (chá) de glicerina vegetal
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã
  • 125 ml de água

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes em um recipiente e agitar bastante. Fazer bochechos diários com este preparado sempre que escovar os dentes.

Essas plantas medicinais são facilmente encontradas em farmácias de manipulação e em lojas de produtos naturais.

Própolis para mau hálito

Uma ótima solução natural para acabar com o mau hálito é o própolis.

Ingredientes:

  • 1 copo de água morna
  • 20 gotas de própolis


Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes e faça gargarejos de 2 a 4 vezes por dia.

Profissional Esteticista, adepta das novidades da Moda e Bem entendida sobre Dicas de Beleza! Prazer Núbia Suzana ♥

Deixe um comentário